Páginas

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Yoga: uma filosofia de vida para todos

Mais que um conjunto de exercícios, a Yoga é uma filosofia de vida que pode gerar benefícios à saúde, por meio do alinhamento do corpo, da mente e do espírito.

Grupo Namaskar - Reprodução: Facebook
 Ouça uma música para relaxar



Hoje em dia, a busca por bem-estar é comum a pessoas de todas as idades. Independente de gênero e de estilo de vida, todos procuram uma forma de fugir da rotina intensa e dos males causados por meio do estresse e da ansiedade. Muitos estão encontrando na Yoga, um momento para relaxar e beneficiar mente e corpo, melhorando as condições de enfrentar o corre-corre diário.

Segundo a instrutora de Yoga da Associação da Aposentados e Pensionistas de Gravataí (Asapeg), Tânia Marcelino, embora descenda do hinduísmo, a prática não é uma religião, mas sim uma filosofia de vida. "É uma técnica que harmoniza o corpo com a mente, através de exercícios de respiração, postura e meditação. Os benefícios são muitos, pois há um trabalho para melhorar as articulações, fortalecer a coluna e ainda massagear os órgãos internos, além de trabalhar com a mente e a alma", explica. 

Existem diferentes modalidades de Yoga. Com isso, o público que frequenta as aulas também acaba sendo diversificado. Idosos, jovens, crianças e até mesmo gestantes podem praticar, pois não há um requisito pré determinado para quem adota a prática. 

Created with flickr slideshow.
                
 
Idosas contabilizam benefícios à saúde   
 
Na Asapeg, uma vez por semana, Tânia ministra aulas para um grupo de idosas e aplica exercícios para que elas trabalhem sua concentração, respiração, o desbloqueio das articulações, posturas de equilíbrio e posturas específicas para melhorar a circulação sanguínea, o fortalecimento dos músculos e dos ossos. As alunas contam sobre os benefícios alcançados desde que passaram a praticar a Yoga.  Confira o vídeo com depoimentos:
  
   
 
Yoga também é terapia e faz bem durante a gestação  
 
Para a educadora e terapeuta, Francis Pagliarini, adepta da Yoga, além dos benefícios físicos, a prática ajudou a dar sentido à sua vida e ainda auxilia no seu trabalho. Ela diz que a filosofia também é um tipo de terapia e pode ajudar as pessoas na busca de autoconhecimento e paz interior. Veja no vídeo:  

           
 

Há muito tempo, a terapeuta é praticante assídua de Yoga e, quando engravidou, decidiu manter a sua rotina com os exercícios, acreditando que seria benéfico para si e para a sua bebê. Ela atesta que a prática auxiliou durante a sua gestação e no momento do parto, como também os benefícios se estenderam à sua filha:     




Jovem aperfeiçoa técnica com auxilio das redes sociais 

Arquivo Pessoal - Reprodução: Instagram
 
Na busca por uma vida mais saudável, integração com a natureza e até um corpo mais definido, jovens estão aderindo à Yoga. Entrevistamos a estudante Nicole Mallmann, de 17 anos, residente de Canoas, que recentemente participou de um intercâmbio e morou no Canadá. Ela está sempre conectada, com a Yoga e com as redes sociais.  

Reportagem - Queremos saber da tua relação com a Yoga?

Nicole - Tive meu primeiro contato com a Yoga na minha aula de fitness em uma escola canadense enquanto cursava o high school (ensino médio) por lá. Em Vancouver a Yoga é muito praticada e as pessoas dão grande valor à boa alimentação, esporte e qualidade de vida. 

Reportagem - Como foi a continuidade das tuas atividades de Yoga?

Nicole - Pode parecer engraçado, mas o Instagram é bastante responsável pelo meu avanço na prática. Eu queria frequentar aulas, mas não fechava com os meus horários ou era muito longe. Então, passei a seguir muitos professores e praticantes, me inspirei neles e comecei a praticar em casa. Todos os dias quando checo meu Instagram sou bombardeada de posturas, frases e imagens que acrescentam tanto em teoria quanto na parte física.  

Reportagem - Tu praticas alguma modalidade específica da Yoga?

Nicole - Como pratico em casa, minha prática não é muito definida, faço aquilo que meu corpo e estado mental pedem no dia. Meu coração bate mais forte por *Ashtanga, mas ainda não tive a oportunidade de frequentar aulas, então adapto ao meu estilo. 

Reportagem - Tu tens contato intenso com a natureza. No que isso auxilia para o praticar Yoga?

Nicole - O grande problema é que enxergamos a natureza como algo externo, não percebendo que, na verdade, nós somos uma extensão da natureza. Nos colocamos dentro de paredes e perdemos essa conexão com nós mesmos. Observar como seres diferentes de nós se comportam é um dos maiores aprendizados que se pode ter. Animais cuidando de outros animais, plantas auxiliando umas as outras com nutrientes, minerais expandindo com suas incríveis formas geométricas. Tudo é vivo, abrir os olhos para todas as formas de consciência é essencial. 

Reportagem - Para quem não tem tempo, ou não tem um lugar acessível para a prática, qual a tua dica?

Nicole - Para quem nunca praticou indico que procurem vídeos no YouTube de aulas tutoriais e também como falei anteriormente, seguir pessoas que você possa se inspirar no Instagram. No meu caso, por exemplo, babo nas fotos e vídeos da Kino Macgregor ou da Rivka Reynoso. Obviamente ambas têm uma prática muito avançada, mas é onde quero chegar um dia. 

Reportagem - Quais os benefícios que a Yoga trouxe para a tua vida?

Nicole - A conexão com meu corpo. Perceber que nosso corpo é inteligente e se permitir ouvir os sinais que ele nos dá é importantíssimo não só para a prática, mas para o nosso próprio autoconhecimento. As posturas na verdade são só uma parcela do que é a Yoga. Mas na verdade é um estilo de vida, é tomar consciência do ego, disciplinar a mente, o desejo e a emoção no dia-a-dia, só assim nos libertamos dos dramas cotidianos e permitimos que a plenitude se torne mais presente.

  *Ashtanga: Uma das modalidades da Yoga.     
 

Clique aqui para seguir a Nicole no Instagram:
Arquivo Pessoal - Reprodução: Instagram 


Todos podem praticar Yoga 

Seja na busca por uma vida mais saudável, como atividade física, para definir o corpo, no tratamento ou prevenção de doenças, como terapia, para aliviar o estresse, diminuir a ansiedade, desde que por recomendação médica e com auxílio de um profissional especializado, todos podem praticar a Yoga.  O instrutor Rafael Augusto Maciel, da Estética Lakshmi, de Canoas, gravou algumas dicas para quem tem interesse em conhecer mais sobre esta filosofia de vida que é a Yoga.  

   

 
Yoga democrático: grupo oferece aulas em espaços públicos da Capital    
    
Grupo Namaskar - Reprodução: Facebook
Para quem se interessa em conhecer mais sobre Yoga e até arriscar fazer uma aula, mas não tem tempo ou dinheiro para investir, oferecemos como dica um projeto que está democratizando a atividade pelos parques de Porto Alegre. É o Coletivo Namaskar, que tem uma agenda semanal com aulas gratuitas há mais de um ano. A programação é divulgada pela sua página no Facebook.
Adriana Corrêa, Gabriela da Silva, Isabelle Tiecher e Maria Carolina.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário